A concorrência é o combustível para seu crescimento profissional e pessoal, muitas vezes não olhamos com bons olhos a concorrência, mas vamos tentar ver de outra forma, ninguém copia o que está dando errado e ninguém inveja o fraco, se você tem concorrentes está no caminho certo!
Quando falamos que a concorrência é o combustível para o crescimento profissional e pessoal, estamos colocando em pauta à busca de ser melhor do que nossos concorrentes, de inovar, de melhorar o produto para venda, criar estratégias, estudar mais de como expadir seu próprio negocio; É nesse exato momento que pensamos o porque precisamos de estímulos para buscar um crescimento, porque não conseguimos fazer isso sozinhos?!?
Deve ser o fato que o ser humano tem de se adaptar com a situação atual e ter medo de possíveis novos obstáculos e frustrações, só esquecem de tudo que fizeram para estar onde estão, nós somos muito mais fortes do que imaginamos, precisamos só não se acostumar com a "vida calma" e lembrar se está "calma" está errada, não é romantizar o dia a dia corrido e sim romantizar aquele medo, aquele frio na barriga de dar um passo à frente, a concorrência vem para te abrir os olhos, que você pode ter o melhor produto à venda mas se as pessoas não te conhecerem você nao terá vendas, e perderá clientes para a concorrência que não esta estacionada no tempo e está procurando a cada dia mais evoluir.
Uma boa dica é começar trocando experiências, dicas e sugestões com pessoas que estão no mesmo ramo e com a mesma evolução profissional, temos como ajuda o Instagram, Facebook e grupos de WhatsApp para essa troca de experiência, para um empreendedor fortalecer a outro. Outra dica é procurar ajuda profissional, atualmente temos nas "Ruas da Cidadania" o Espaço do Empreendedor, um local preparado e exclusivo para os empreendedores tirar suas dúvidas e se profissionalizar com uma infinidade de cursos gratuitos, e não esquecendo da Internet que tem vários cursos e workshops gratuitos só aguardando sua força de vontade. Vamos falar também sobre a concorrência desleal um assunto muito polêmico e que todos os empreendedores tem uma ou mais histórias para contar sobre esse assunto, porém o teu concorrente vender o mesmo produto mais barato que você, não é uma concorrência desleal perante a lei.
A legislação brasileira define a concorrência desleal como toda ação que vise a criar uma vantagem competitiva injusta, prejudicando concorrentes e consumidores. Práticas comuns incluem a imitação de produtos, difamação de concorrentes, violação de segredos comerciais, publicidade enganosa, entre outras.
No caso do seu concorrente vender mais barato pode ser o fato dele ter feito uma pesquisa melhor de preço e consegue entregar o mesmo produto com uma matéria-prima mais barata ou está usando alguma estratégia de venda para atrair mais clientes, mesmo não visando muito lucro e sim à divulgação do seu trabalho, antes de "atacar" o seu concorrente seja uma pessoa madura e profissional, procure saber qual é o diferencial do seu concorrentes, quais são os pontos positivos e negativos e evolua em cima dessas informações. Muitos empreendimentos se iniciam da noite pro dia e fecham na mesma velocidade ou até mais rápido, tenha os pés no chão e lembre-se sempre: "O melhor marketing de uma empresa é um cliente satisfeito."
FONTE/CRÉDITOS: Cristiane Lins
O texto acima expressa a visão de quem o escreveu, não necessariamente a de nosso portal.
Comentários: